segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O QUE JESUS JAMAIS FARIA"REFLEXÃO"






Em seus passos o que
Jesus JAMAIS faria?

"Em seus passos o que faria Jesus?" é o título de um livro escrito por Charles Sheldon e publicado originalmente em 1896, nos Estados Unidos, com o título "In His Steps".

A obra conta a história de Henry Maxwell, pastor da Primeira Igreja da cidade de Raymond, que vive honestamente sua vida confortável e sem contratempos,  até o dia em que surge em sua igreja um homem pobre e necessitado. O episódio o leva a questionar seus próprios valores, o seu modo de vida e prioridades, colocando    diante de si a inquietante questão: "O que Jesus faria?".

A partir disso, decide propor aos fiéis de sua igreja que se comprometam durante um ano a não fazerem nada sem antes perguntarem o que Jesus faria na mesma situação.   O desenrolar da história descreve as experiências, tanto     de satisfação e realização pessoal, como também de  conflito e incompreensão que vão enfrentando à medida que se empenham em levar adiante o desafio proposto.

Hoje em dia há tanta gente doente e inescrupulosa   dizendo agir "em nome de Jesus", proclamando da boca para fora "seguir os passos de Jesus", mas negando-o nas atitudes, enganando, extorquindo, manipulando e oprimindo que fica difícil encontrar Jesus, de verdade,     nos passos destes. Ainda que eles gritem ou cantem nervosamente o nome de Jesus o tempo todo e façam até alguns aparentes sinais milagrosos.

Algumas vezes a imagem e referência do Jesus dos Evangelhos se apaga e se confunde com tanta demonstração tosca do que querem erroneamente fazer parecer Jesus, mas nem de longe se parece efetivamente com os passos de Jesus.

Mais do que levantar questões meramente morais ou culturais, percebo a urgência de esclarecer o que não representa e jamais se veria na vida prática do       verdadeiro Jesus dos Evangelhos.

Acredito que boa parte do engano se dá pelo fato das pessoas não lerem e não conhecerem minimamente os Evangelhos, além da grande distorção que se faz com          as escrituras por dinheiro ou para fazer perpetuar os domínios aprisionantes das instituições e dos rituais            de poder humano.

Jesus jamais exigiu sacrifícios pessoais, esforço      financeiro ou físico, presentes ou qualquer tipo de         oferta para abençoar, curar, salvar, purificar e           orientar as pessoas a sua volta.

Jesus jamais utilizou seu poder como estratégia de marketing pessoal. Embora os milagres fossem um          sinal para que as pessoas cressem, e muitos o           buscavam por causa dos prodígios e do pão que era multiplicado milagrosamente, Jesus jamais utilizou          isso para segurar o povo a sua volta.

Jesus jamais distribuiu pão só para garantir plateia              e ter a quem evangelizar.

Jesus jamais rejeitou qualquer pessoa por não          professar a fé da mesma forma que ele a professava                e a entendia. Mesmo Jesus frequentando sinagogas,      tendo nascido no judaísmo, jamais deixou de andar               e falar com pagãos, gentios, pecadores e toda sorte de    gente considerada impura para os padrões da lei    de Moisés.

Jesus jamais deixou a lei da religião ser mais         importante que a vida e a misericórdia.

Jesus jamais deixou de amar. Jamais recusou a                mesa e a comunhão mesmo a quem ele, de antemão,            já sabia que o trairia. Até diante da angústia, do             medo e do abandono, Jesus jamais se deixou ser         vencido pelo rancor.

Jesus jamais usou em benefício próprio a influência          que exercia sobre os discípulos.

Jesus jamais ensinou expandir o Reino através do      acúmulo de bens ou da construção de templos.

Jesus jamais fez conchavos políticos, acordos com         Roma ou com a religião dominante em troca de          favores, cargos e liberdade para continuar pregando              o que e onde bem quisesse.

Jesus jamais deixou de dizer a verdade por medo ou conveniência.

Jesus jamais disse a verdade para agredir, ofender ou provocar vaziamente.

Jesus jamais disse a verdade só para provar que estava certo.

Jesus jamais usou a verdade, ao contrário, se deixou ser usado por ela.

Jesus jamais denunciou o pecado sem amor, de forma constrangedora, ameaçadora ou sem acolher até as    últimas consequências o próprio pecador envolvido.

Jesus jamais tratou os pecados particulares das pessoas     de forma pública e vexatória.

Jesus jamais se deixou levar pela aparência externa.             O que o fazia se desdobrar em misericórdia era a sinceridade interior e despretensiosa.

Jesus jamais ficou indiferente ao sofrimento, fosse              ele de ordem psíquica, espiritual ou física.

Jesus jamais tratou com diferença pobres e ricos.                 Se alguma diferença ficou evidente, jamais foi               contra a justiça.

Jesus jamais deixou de ser humano, mesmo sendo           Deus se fez servo de todos.

Muitas outras coisas jamais se encontrariam no            espírito e nos passos do Jesus dos Evangelhos, da        Palavra de Deus feita carne, materializada e revelada definitivamente aos homens. Os passos de Jesus são reconciliadores, libertadores e despertam para a vida     ainda que tudo a sua volta seja caos e morte.                           O que não se enquadra no Deus que se entrega por         amor e misericórdia não cabe nos passos de Jesus.


O Deus que jamais se deixa enganar nos ensine         a discernir nossos passos e nos abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

COMO APROVEITAR MELHOR ESTE BLOG








        

SE VOCÊ QUER LER E ENTENDER MELHOR A BÍBLIA DESDE O COMEÇO.

      NO BLOG LER NA SEQUÊNCIA:

1)      -  Como manusear com facilidade a Bíblia
2)      - O que temos que saber para entender a Bíblia
3)      - Bíblia livro inspirado por Deus                               
4)      - Formas Literárias
5)      - A Nova e Antiga Aliança com Deus
6)      - O Antigo Testamento
7)      – O significado dos números na Bíblia
8)   - Deus se revela aos Homens
9)  -  Parábolas e os ensinamentos de Jesus.


USAR UMA BÍBLIA QUE TENHA COMENTÁRIOS NO INICIO DOS LIVROS
E NO RODAPÉ, COMENTANDO CADA ASSUNTO IMPORTANTE.

Ir a uma boa Livraria e adquirir um livreto de apoio no caso do inicio da Bíblia, como vamos ler o Livro dos Gênesis, o livro chama:”Gênesis  Estudo Bíblico, da Editora Mundo Cristão”, em Campinas, eu comprei na Editora Paulus, e existem livros que ajudam a entender todos os livros da Bíblia, apenas muda o nome e a Editora, mas ajuda no entendimento do livro, vamos valorizar o estudo.
Obs: Lembro-me também que li alguns livros de Carlos Mesters, que é um mestre
Em estudo Bíblico.

Depois de ler as orientações acima e ter em mãos “A Bíblia” e um livrinho de ajuda, eu gostaria de convida-lo a fazer como eu que com muita fé,
      gosto de fazer uma oração antes de iniciar o estudo Bíblico.
      
                          Oração antes de ler a Bíblia!

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Espírito Santo para que eu compreenda e acolha tua palavra! Que eu Te conheça e te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te louve e Te faça louvar, por todas as criaturas.
Faze ó Pai que pela leitura da Tua palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos nós consigamos a paz e a vida eterna.

CASO ALGUEM QUEIRA LER UM LIVRO DO NOVO TESTAMENTO OU ALGUM EVANGELHO, TAMBÉM DEVE USAR LIVRO DE APOIO QUE ESTÃO DISPONIVEIS NAS BOAS LIVRARIAS CRISTÃS, E USAR BÍBLIA COM COMENTÁRIOS EXPLICATIVOS.
Obs. Como exemplo  quero dizer que quando estudei o evangelho de Marcos, usei um livro chamado  “A Teologia de Marcos”  de Francisco de La Calle da editora Paulus, e a Bíblia Edição Pastoral, e foi muito proveitoso.





VAMOS COM MUITA VONTADE E FORÇA LER O LIVRO DE GÊNESIS

GÊNESIS: Quer dizer origem da vida e da história, são 50 capítulos que contam a origem do mundo, da humanidade desde o primeiro casal, seus dois filhos, de onde veio a maldade, muitas histórias como de Noé e o dilúvio, Abraão e Sarai, Isaac,
Jacó, José da Egito, Judá, Faraós etc .

Obs. Neste livro teremos muitas guerras, mortes de amigos e inimigos, mas nós sabemos que Deus tem um objetivo com este Livro que é: A nossa salvação, o nosso bem, porque somos suas criaturas, e o criador só quer o nosso bem. As vezes tem momento em que perguntamos mas Deus permitiu que um determinado povo matasse o outro que estava errado e não o deixavam caminhar:
“As vezes a guerra não existiu, foi apenas um texto que demonstrava que quem acredita em Deus é ajudado em sua luta rumo a uma sociedade justa” .





CASO GOSTE DE HISTÓRIAS, INDICAMOS ABAIXO.

HISTORIAS LINDAS QUE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA.

A criação  do mundo                                      Gn 1 e 2
Noé sua arca e os animais                              Gn 6-9
José do Egito                                                   Gn 37-50
Moises conversa com Deus                            Ex 2 e 3
Moises          vida e historia         Ex 2-40                                     
Josué e os muros de Jericó                            Josué 6
Sansão e Dalila                                               Jz 13 1 16
Gedeão                    vida e historia                Jz 6,11
Samuel ouve Deus                                          I Sm 3
Rei Davi      sua historia              I  Sm 16-31 e 2 Sm 1-24
Davi e o Gigante Golias                                 I Sm 16 e 17
Salomão     Rei                                                I Rs 1-11
Elias faz oração                                              I Reis 18
Elias e Eliseu     profetas                               II Reis
Jonas é engolido por um peixe                     Jn 1 a 4
Daniel e os Leões                                          Dn 6
Maria e José(menino Jesus)                         Lc  2
Paulo e a Luz                                                 At  9
Zaqueu encontra Jesus                                 Lc  19               



SE VOCÊ GOSTA DE REFLEXÕES
TODAS ESTÃO NO BLOG.

Por que existe sofrimento?
Natal
O que é Dogma?
Que lógica existe em Deus?
Batismo
A Verdadeira Religião
Estudo da Idolatria
A verdade da vida
Como perceber Deus em sua vida
A busca da verdadeira felicidade
 
ONDE ESTÁ ESCRITO ISTO ?

SE VOCÊ ACREDITA NA BÍBLIA E GOSTARIA DE SABER ONDE ESTÁ ESCRITO ALGUNS ASSUNTOS TAIS COMO:

Deus criou o céu e a terra -                                              Gn 1,1
A Bíblia é a Palavra de Deus          Jô 5, 24                 2 Tm 3,16
Jesus é filho de Deus                              Mat 8,24-27 e 3, 13-17
Que nós devemos orar (rezar de joelhos pedindo  por alguém)                                                          At 9,40
Que devemos orar muito     Tg 5,16    2 Ts 1, 11  1 Ts 3,10
Que devemos cantar  col 2, 16                                                                                                                                                                                                                  
Ressurreição dos mortos      1 Ts 4, 13-18        11,11
Batismo                                  At 2, 38 ; Mt 28, 19 ; 3, 13-17
Comunhão (Eucaristia) Jô 6, 49-59 ; Cor 11, 23-31 ; Mt 26,26
                                           Gl 3, 25-27           Hb 11,1
Céu        2 Cor 5, 1-10   ;  Mt 5, 12 ; 2 Tm 4,18
Inferno  / Diabo Mt 11,23 ; 18, 9                                                      
Fim do mundo   Mt 13, 49-50 ; 25, 31-46  ;  2 Ts 1,9-12
Salvação de nossas almas          Rm 6, 22-23   ;   1  Pd  1,9
Julgamento final / Obras   2 Cor 5,10  ;  Mt 25, 31-46  ; 1 Pd 4,5                                                           Ap 20,12-14; 21,8
Evangelho                                    Rm 1, 16-17 ; Gl 1, 6-10
A Virgem Maria                           Lc 1, 26-56
Anjos                                            At 12, 7;15    Lc 1,11;26
Almas                     Tg 2, 26
Imagens      Nm 21, 4-9 ; 1 Rs 6, 23-29 ;  Ex 26, 31-33 ; Ex 25,27
Pecados        Tg 5,20              Gl 5,19-26
Confissão dos pecados                                                         Tg 5,16
Religião                 Tg , 1,27
Usar a Bíblia com a intenção de vantagens pessoais          Tt 1, 11 
Ajudar alguem a se salvar "você também se salvará"       Tg 5,20

 

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A FIGURA DE JESUS CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO












            A figura de Jesus( o Messias prometido ) no AT.

O povo de Israel viveu de esperança, porque acreditou na palavra de Deus que prometeu enviar um salvador ao mundo.
Apenas para ilustrar quero me referir ao Profeta Isaías que escreveu seu livro ( Is 9, 5-7) durante o reinado de Joatão (740-734 a.C) e já se referia ao Cristo."Existem outras partes do A.T. em outros livros e profetas que também profetizam a vinda de Jesus".
Essa promessa e essa esperança passaram de geração em geração, até o nascimento de Jesus.
Tanto é que Simeão um Israelita  já velho que aguardava a vinda do salvador, até que um dia pegou Jesus no colo e disse:   "agora Senhor deixai vosso servo ir em paz, porque os meus olhos viram a salvação"
Lc 2, 29-31.
Sem Jesus o antigo testamento não teria sentido, é como se da face de Cristo projetasse uma luz que clareasse todas as alianças, e nos ajudasse a entender tudo aquilo que a seu respeito foi anunciado.
Sem Jesus o A.T seria uma promessa não cumprida, uma promessa frustrada, um historia inacabada.
No Antigo Testamento o Messias foi visto como: Sacerdote, Filho do Homem, Rei vitorioso, Servo, Pastor, Ez 34,11-15, se refere a um Pastor que cuida das ovelhas.  A expressão filho do homem aparece 81 vezes nos Evangelhos.





Jesus foi um Rei vitorioso, pois ressuscitou dos mortos, venceu o pior dos inimigos: a morte             ( Mt 28 ).
O próprio Cristo disse a Pilatos: eu sou Rei ( Jo 18,37 ).
Mt 27,27-49 fala de Jesus como Servo Humilhado e desfigurado sob a cruz, mas o título que ficou melhor foi o de Bom Pastor.(Jo 10, 7-11).

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

como manusear com facilidade a bíblia


         ÍNDICE DE ESTUDO DESTE MATERIAL

1- Como localizar assuntos importantes na Bíblia
2- Oque Jesus jamais faria "reflexão"
3- Como aproveitar melhor este Blog
4- A Figura de Jesus Cristo no Antigo Testamento
5 - INDICE DE ASSUNTOS PARA ESTUDO
6- A Historia de Israel
7- Quem foi Jesus
8- Novo Testamento
9- Antigo Testamento
10- A ressurreição e o julgamento final
11- Imagem na Igreja Católica
12- Bíblia livro inspirado por Deus
13- Deus se revela aos Homens
14- Bíblia com 77 Livros e com 66
15- Livros da Bíblia com nomes diferentes
16- Formas Literárias
17- Mudam as palavras
18- A Nova e Antiga Aliança com Deus
19- Quando foram escritos os livros sagrados
20- O significado dos números na Bíblia
21- O nome de Deus na Bíblia
22- Por que a Bíblia foi escrita
23- O que temos que saber para entender a Bíblia
24- Religião " O que é Religião?"
25- Conheça as diversas formas de Religião
26- Batismo "Tire suas dúvidas"
27- A verdadeira Religião
28-  Estudo da Idolatria
29- Qual o significado da palavra "Redenção"
30- 10 Mandamentos
31- O que é Dógma
32- Nome de pessoas e vários nomes para identificar o povo de Deus
33- Jesus é o maior mandamento
34- Resumo das Cartas Paulinas
35- Advento e Natal Cristão
36- Por que existe o sofrimento
37- Como os Católicos entendem a Eucaristia
38- Reflexão: O valor que temos para Jesus
39- Alma, espírito
40- Deus pode perdoar os nossos pecados
41- Pessoas cultas que acreditam em Deus
42- Como manusear com facilidade a Bíblia
43- A oração, o canto e o batismo na Bíblia
44- A verdade da Vida
45- Como perceber Deus em sua vida
46- A busca da verdadeira felicidade
47- Bíblia, Religião e Fé
48- A escrita da Bíblia

domingo, 13 de outubro de 2013

A HISTORIA DO POVO DE ISRAEL




A HISTÓRIA DO POVO DE ISRAEL (POVO DE DEUS)

Datas apenas aproximadas porque antes de 1200 AC não se sabia o destino ou                                   seja o propósito de formação deste povo, mas depois dos Juizes então as datas                                  são reais.

1850 – Por volta do ano 1850 AC, Abraão mudou-se  para Ur, na candeia,                                        para Haran que fica entre os rios Tigre e Eufrates.

1800 – Aí pelo ano de 1800, chamado por Deus Abrão foi morar na Palestina,                                   também
chamada terra de Canaã (A terra que o Senhor lhe havia prometido)

1700 – Mais ou menos no ano de 1700 Jacó e seus filhos foram morar no Egito, onde
já estava José que tinha sido vendido por seus irmãos.
Quando José era vice rei do Egito o povo tinha liberdade, mas depois de 400 anos
Foram submetidos a dura escravidão.

1300 - Moisés chamado por Deus (Javé) ele tira o povo de Israel da escravidão do
Egito e vai à frente do povo de Deus a caminho da terra de Canaã ou Terra Prometida
Eles peregrinaram pelo deserto durante 40 anos.

1240 – Nesta época Deus renovou sua aliança com os descendentes de Abraão.
O Decálogo (os dez mandamentos) que continha as leis da Aliança, foi entregue a
Moisés no Monte Sinai.

1200 – Moisés morre antes de entrar na terra prometida, quando já estava avistando
então Josué foi quem se pos à frente do povo e depois de muitas batalhas com os
povos vizinhos conseguiu tomar posse da Terra de Canaã.

DE 1200 A 1025;
Neste período o povo de Deus foi governado por Juízes, que eram líderes que                          assumiam a defesa das tribos contra os ataques dos vizinhos, eles tinham forte autoridade.
Samuel foi o último dos Juízes.

1025 – Termina aqui o período dos Juízes, Samuel sai mesmo contra a sua vontade.
 
1030 – Inicia o período do Reino, o primeiro Rei de Israel foi Saul, ungido por
Samuel mas este não mereceu a confiança do povo nem as bênçãos de Deus e saiu.


1000 – Foi então ungido como Rei de Israel Davi, homem que marcou a história
do reino com sua grandeza de alma.
Foi ele quem escreveu a maioria dos Salmos da Bíblia.
Teve grandes pecados, mas soube pedir perdão publicamente.  Por este tempo deu-se
A tomada de Jerusalém.

971 – Salomão filho de Davi é sagrado Rei de Israel.
Tornou-se  célebre pela sua grande sabedoria, foi ele que começou a construir o
Templo de Jerusalém, aí o seu reino chegou ao ponto máximo.

930 – Deu – se neste ano a divisão do reino, constituiu-se o Reino do Norte
(Samaria) cuja capital  era a cidade de Samaria e o Reino do Sul (Judá) cuja                                    capital era Jerusalém. Esta divisão vai até o ano de 722.



Profetas

  746 – Começa o longo período dos profetas.
 ISAÍAS, o maior deles começa a profetizar, denuncia as injustiças e
 Prediz a vinda do Messias, Isaías e Miquéias profetizam no reino do sul
 (Jerusalém), e no reino do norte(Samaria) profetizam Elias,Eliseu, Amós e Oséias.

 722 – Neste tempo da-se a queda da Samaria, e vem o fim do reino do norte e
 começa a haver um só reino em Israel.

 727 – De 727 a 699 reina Ezequias, o rei piedoso. Foi fundada a Cidade de Roma.

641 – De 641 a 611 Reina Josias o rei zeloso da lei de Deus, filho de Acaz.
Josias quer dizer: “Aquele quer Deus fortifica”.

626 – Nesta época profetizam: Sofonias, Naum, Habacuc, Jeremias e Baruc.
Jeremias profetiza a queda de Jerusalém.


O EXÍLIO DA BABILÔNIA
                                             

587 – Neste ano da-se a queda de Jerusalém, milhares de Israelitas são
deportados para a babilônia. No exílio (onde fizeram o povo de Deus como escravos)              profetizam Ezequiel e Daniel.

538 – Ciro rei da Pérsia derrota os babilônios e decreta a volta dos exilados
de Israel. O povo chora ao ver a cidade destruída.

520 – Ageu e Zacarias profetizam. Unem o povo e o “templo é reconstruído”
começa a profetizar Malaquias.

445 – Neemias reergue os muros de Jerusalém .

398 – O sacerdote Esdras dedica-se a restauração da comunidade dos Judeus
em Jerusalém. Era também escriba e consegue promulgar uma nova lei.

331 – Começa um breve período de dominação Grega, mas em 323 Isarel
fica sob o domínio dos Egípcios (Dinastia dos Ptolomeus).



200 – Começa a famosa tradução grega do Antigo Testamento para o grego
feita por 70 sábios de Alexandria.

198 – Os Judeus ficam sob o domínio dos Sírios (dinastia dos Selêucidas).

175 – Antíoco IV promove forte perseguição religiosa contra os judeus.

167 – Os irmãos Macabeus oferecem grande resistência.

63    - Jerusalém é tomada por Pompeu.

40    - Herodes o grande, é feito rei Rei dos Judeus em favor dos romanos.

      20 – Nova reconstrução do templo.

        1 – Nascimento do Messias” Jesus Cristo” anunciado pelo profeta.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

QUEM FOI JESUS






 
                                                   



                                  QUEM FOI JESUS;

Jesus é aquele que ocupa a figura central e principal de Bíblia Sagrada, sem Ele
todo Antigo e Novo testamento não teriam sentido, porque Ele é realmente o
Messias prometido por Deus através dos profetas, pois Nele se realiza a "nova
e eterna aliança".
Eis como diz o próprio Cristo:  (Jo 5, 39)
Vos examinais as escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna.
"Ora, são elas que dão testemunho de mim".
Messias é um termo Hebraico que corresponde a Cristo na língua grega.
Quer dizer ungido. equivale a Senhor ou Santo de Deus.
NASCEU, da virgem Maria, nos arredores de Belém, na Judéia, a 7 Km de
Jerusalém, não teve Pai na terra foi criado por José o carpinteiro e Maria.
Seu nascimento foi obra do Espírito Santo, Jesus mesmo disse: Saí do Pai
e vim ao mundo Jo 16,28.
Como não se sabe ao certo a data de seu nascimento, convencionou-se dizer
que seu nascimento foi em 25 de dezembro do ano DC.

SUA INFÂNCIA: O evangelho fala pouco, deste período mas sabe-se que
nasceu pobre, numa gruta junto ao campo dos pastores de ovelhas e foi
colocado numa mangedoura, pois eles não encontraram lugar na hospedaria.

A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO
Quarenta dias após seu nascimento, o menino Jesus foi levado ao templo de
Jerusalém, para fazer a sua apresentação e consagração a Deus.(Lc 2,22-24).
Aos 12 anos por ocasião da festa da Páscoa, Jesus ficou perdido no templo
foi encontrado depois de três dias.

A JUVENTUDE DE JESUS:
O evangelho não faz comentário sobre este período, mas supomos que Ele
tenha trabalhado com seu Pai neste período.
"Crescendo  em estrutura, sabedoria e graça, diante de deus e dos homens.
(Lc 2,52).

BATISMO E TENTAÇÃO:
Depois disso, aparece noticia de Jesus quando ele está com seus 30 anos
e fala do batismo do Senhor no rio jordão, ministrado por João Batista.
(Mt 3, 13-17). Fala também que Jesus foi tentado pelo demônio no deserto.
Mt 4,1-11.

INICIO DA PREGAÇÃO:
Anunciando a chegada do reino de Deus que o núcleo central de sua
mensagem.( Mt 4, 12-17).
Nesta ocasião o Senhor chama os primeiros discípulos e apresenta o
resumo da mensagem de seu reino: As bem aventuranças e o sermão da
montanha. Mt 5.

PARÁBOLAS E MILAGRES:

Jesus pregou durante três anos, na Galiléia e depois na Judéia.
Os evangelistas  contam que Ele fez muitos milagres e  contou muitas
parábolas. Os milagres sempre foram feitos não só para curar os
enfermos, mas também para provar a divindade de Jesus.
Parábolas: são comparações que Jesus fazia para facilitar o enten-                                      dimento, é também uma maneira agradável  de  transmitir o ensinamento. 
Não podemos levar ao pé da letra, pois para nós aparece absurdo
algumas parábolas, mas Jesus muitas vezes  quer  mostrar  a  que ponto
chega o amor do Pai para conosco; lembro o exemplo do  "filho pródigo"
muita gente critica, mas vamos refletir pensando no amor de Deus por nós.
Aquele Pai era Deus, aí vamos entender seu amor pela humanidade.
 
PALAVRAS FORTES E MARCANTES:

Todas as palavras de Jesus foram fortes e ditas com autoridade, porque                                                  Ele tinha um objetivo e não tinha tempo a perder, mas selecionamos algumas                                     para que fiquem gravadas, e que fique bem claro o que estamos falando.
Impressionante é a acusação que Jesus faz aos escribas e fariseus, chamando-os                                  de raça de víboras e “geração adúltera” pois Ele sabia as intenções deles.(Mt 23).
Igualmente fortes são as palavras dita sobre o juízo final veja Mt  25, 31-46.

PAIXÃO E MORTE:

Jesus instituiu a “eucaristia” neste espaço do evangelho, também fala sobre                                       a traição que sofreu Por Judas Iscariote, a infidelidade de Pedro negando-o,                                       o julgamento Injusto, a via dolorosa, e o sofrimento no calvário, o amor e a                                        sepultura de Jesus.(Leia com atenção Mt 26 e 27).

SUA RESSURREIÇÃO:

A prova da ressurreição do Senhor tem duas partes: o sepulcro vazio, e                                           sobretudo sua aparição as piedosas mulheres e discípulos.
“Jesus da aos discípulos o poder de perdoar os pecados, de batizar e pregar “ 

SUA ASCENSÃO:

Se deu em um campo aos lados de Betânia, depois de ter dado a Pedro o
Poder de chefiar toda Igreja, Jesus chamou os discípulos e saiu com eles
Para Betania , fez as últimas recomendações, abençoou-os e elevou-se
Ao céu. ( At 1, 4-11).

SEU REGRESSO:

A passagem de Jesus sobre a terra, dividiu a historia em Antes de Cristo AC e
Depois de Cristo  DC, e dividiu a humanidade entre bons e maus, os que são
De Deus e os que não são de Deus.
Por isso o Senhor voltará para julgar os vivos e os mortos ( Mt 25, 31-46 ).
 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NOVO TESTAMENTO SEGUNDO A ORDEM DA BÍBLIA.









    NOVO TESTAMENTO SEGUNDO A ORDEM DA                   BÍBLIA.

                                        OS 4 EVANGELHOS

MATEUS


É representado pela figura de um homem, porque começou escrevendo seu evangelho                dando a genealogia de Jesus (isto é mostrando de onde Jesus veio ).
O seu nome vem do hebraico, Mateus = dom de Deus, era cobrador de impostos,                              em  Cafarnaum, sua profissão era odiada pelo povo, porque explorava-os com                            pesados impostos.
Por isso Mateus mesmo se intitulava como publicano  (que quer dizer pecador)  Mt 10,3
Era chamado Levi, foi convidado pessoalmente por Jesus para ser discípulo (Mt 9,9.)                                  Era do grupo dos 12.

MARCOS:

É representado pela figura de um Leão, porque seu Evangelho começou a ser narrado                    No deserto onde mora a fera.
Era também chamado João Marcos, sua mãe chamava-se Maria a qual possuía uma casa                      em Roma onde a comunidade cristã se reunia.
Marcos era discípulo de Pedro e primo de Barnabé, seu evangelho foi sendo redigido                            A partir das pregações de Pedro.
Provavelmente seu evangelho foi escrito em Roma entre os anos 60 e 64, sabe-se que foi                      antes da destruição de Jerusalém que ocorreu no ano 70.
Seu evangelho põe em evidencia os milagres de Jesus e sua divindade, e se dirige aos                      cristãos vindo s do paganismo; de origem grego ou romana.
Sua linguagem é viva e com muitas minúcias.
Não era do grupo dos 12.

LUCAS:

Lucas é representado pelo Touro, porque começou o evangelho falando do templo onde                  eram imolados os bois.
Nasceu em Antioquia da Síria, era  de família pagã, converteu-se  por volta do ano 40 DC.
Lucas estudou Medicina e estava bem colocado entre as pessoas cultas                                                  o mundo greco-romano.
Não foi discípulo direto de Jesus, mas de São Paulo, que foram grandes amigos.
Trabalharam juntos na causa do Evangelho.
Não foi testemunha ocular de Cristo mas conforme ele mesmo diz escreveu   depois de ter diligentemente investigado tudo desde o principio (Lc 1,3).
Seu Evangelho foi redigido no ano 67, depois de Mateus e Marcos,  onde ele se dirige                        aos cristãos de origem pagã, gregos e romanos.
Objetivo:”fortalecer os cristãos na fé” .
É o evangelista que mais fala sobre o nascimento e a infância de Jesus, também da
Um destaque especial a virgem Maria, fala da misericórdia de Deus, dando ênfase
As parábolas da Ovelha, Moeda perdida e do Filho Pródigo.
Não era do grupo dos 12.


JOÃO:

Representado pela Águia, por causa do seu elevado estilo que fala da divindade e
Do Mistério altíssimo do filho de Deus.
João era filho de Zebedeu e sua mãe chamava-se Salomé (Mc 1,19), era pescador
Do mar da Galiléia, por onde Jesus passou e chamou-o para ser apóstolo, juntamente                         com seu irmão Tiago  (Mt 4, 21,22 ) os dois eram de temperamento violento, por  isso                      Jesus os apelidou de Boanerges”filhos do trovão”. João era  chamado de o discípulo                          que Jesus amava  (Jo 13, 23) começou a seguir o mestre  com apenas 19 anos, e foi                 testemunha ocular de toda sua missão e diz que  viu e  ouviu, e o contemplou                                        com os olhos e tocou com suas próprias mãos (1 Jo 1, 1 )      escreveu seu Evangelho                               de maneira original,
Penetrando os mistérios das humilhações e da glória de Jesus.
Fala da vida eterna como realidade já presente na terra, na pessoa de Jesus Cristo.
João um verdadeiro teólogo, e não um simples cronista, “escreveu para os cristãos”
Quer mostrar a divindade do mestre, e seu mistério escondido num Deus feito                              homem. redigiu seu evangelho com idade avançada” próximo do ano 100”

Era do grupo dos 12

 

 

                          ATOS DOS APÓSTOLOS:


Livro que nos apresenta o que aconteceu após Jesus ter cumprido a sua missão na                 terra. No Evangelho vemos Cristo fundando a sua igreja, no livro dos atos vemos                                   a igreja  dando os primeiros passos e espalhando-se pelo mundo.
O livro dos atos é uma continuação do livro de Lucas, o autor termina o evangelho                        falando da ascensão de Senhor e começa os Atos dos Apóstolos acabando de contar a                 mesmo assunto, com mais detalhes. Fala da escolha de Matias para substituir Judas,                       fala da Vinda do Espírito Santo, que se deu em Pentecostes e o testemunho da ressureição                       do Senhor. Pedro e Paulo são dois personagens de destaques deste livro, sendo                    Pedro nos primeiros doze capítulos e Paulo é destaque nos outros 16 capítulos.
O livro dos Atos salienta uma coisa muito importante na vida da igreja:                                                 “A Ação do Espírito Santo” ( At 1, 8 ).O livro dos atos foi escrito entre anos 70-80 DC,
E é muito importante para nós pois nele está: todo o Cristo e toda Igreja. Bem como
A experiência da vida primitiva, que dividimos em 4 pontos fundamentais:

QUÉRIGMA:

E o primeiro anuncio do evangelho ou chamado à conversão, diziam que                                          Nele e só nele estava a salvação.

CATAQUESE

É a educação na fé ou aprofundamento no conhecimento da palavra de Deus.


VIDA EM COMUNIDADE:

Na igreja primitiva houve uma forte experiência de vida em comunidade, podemos
Observar algumas comunidades, como: Jerusalém, Antioquia , Corinto e muitos                             outros, em Jerusalém  entrou a partilha dos bens,a oração em comum, e a Eucaristia,
Bem como uma porção de dificuldade para testar a fé e o espírito fraterno.

MISSÃO:

Apostólica vemos sempre Pedro ou outro apóstolo presidindo a comunidade e dizendo
A última palavra em nome da Igreja.

COMO ERA A IGREJA NA SUA PRIMEIRA COMUNIDADE EM JERUSALEM.
ver At 2, 42-47





                                              AS CARTA DE SÃO PAULO:
                                                  EPÍSTOLAS PAULINAS
                                             SÃO 14 

ROMANOS:

Escreveu a uma comunidade cristã de Roma no ano de 57. Fala das consequências
Do pecado, diz que o homem precisa de Deus, e não tem capacidade de salvar-se                               por seus próprios merecimentos, somos salvos pela fé em Jesus Cristo.

1 CORÍNTIOS:

Paulo estava em Éfeso e escreveu aos cristãos da cidade de Corinto no ano de 55,
Para repreende-los quanto a abusos e disputas que surgiram na comunidade.
Paulo prega a humildade  inspirada na cruz de Cristo, e recomenda a caridade.

2 CORINTIOS:

Seis meses depois Paulo escreveu esta segunda carta. Manifesta suas atribulações
E esperanças. Paulo defende os direitos gerais dos apóstolos e se defende também
Das acusações que os fiéis fazem contra sua pessoa.

GÁLATAS:

Escreveu nos anos 48 ou 56 a uma comunidade da Galácia, para resolver problemas
Surgidos por causa dos Judeus convertidos, que quiseram impor sua lei judaica aos
Cristãos convertidos, vindo do paganismo. Paulo fala que foi chamado pessoalmente
Por Jesus.
SÃO 3 AS EPÍSTOLAS DO CATIVEIRO:

EFÉSIOS:

Escreveu quando estava preso em Roma nos anos 61,62,63, recomenda a unidade
Dos cristãos. “Paulo trata do mistério de Cristo na Igreja.  

FILIPENSES:

Filipos foi a primeira cidade européia a receber a mensagem Cristã.
Paulo estava preso em Éfeso entre os anos 55 e 57 e escreve manifestando alegria e           afetividade, e esperança de voltar um dia a visita-los.

COLOSSENSES:

Paulo estava preso em Éfeso entre os anos 55 e 57, Epafras o informou da situação
Em Colossas onde os judeus começam a colocar elementos pagãos para confundir
Os cristãos, sobre seres intermediários entre Deus e os homens, Paulo então mostra
Que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.
Fala do Mistério de Cristo na Igreja e acrescenta uma série de conselhos morais aos
Cristãos, que vivem uma vida nova em Jesus Cristo.

1 TESSALONICENSES:

Esta e a segunda carta foram as primeiras cartas de Paulo, foi escrita por volta
do ano 50, nesta carta Paulo demonstra a alegria que sente ao saber da felicidade
deles em poder contar com seu progresso espiritual.

2 TESSALONICENSES:


Nesta carta Paulo adverte os fiéis a respeito das falsas idéias sobre a volta gloriosa 
de Jesus (diziam alguns que como o mundo ia acabar, nada mais iam fazer) .
Aconselha os fiéis a confiarem em Deus para não caírem nas ciladas do demônio.

                           EPÍSTOLAS PASTORAIS;

1 TIMOTEO:

As cartas a Timóteo e a Tito são chamadas Pastorais porque são dirigidas a Bispos
Aos quais São Paulo dita normas de como ser um Pastor verdadeiro.
Timóteo é discípulo de Paulo e depois é colocado à frente da comunidade de Éfeso.

2 TIMOTEO:.

Nesta carta Paulo da norma de vida para Homens, Mulheres, diáconos e Bispos
Também dita normas de como tratar as viúvas,velhos e escravos.
Por esta carta já se observa que já havia uma “Hierarquia da Igreja”


TITO:

Tito é um grego colaborador de Paulo. Nesta carta Paulo orienta como organizar
As comunidades cristãs na ilha de Creta.


FILEMON:

É uma carta curtinha dirigida a um cristão rico de Colossos, cujo escravo fugitivo
Tinhas vindo procurar proteção junto a Paulo.
Então Paulo pede que este escravo seja perdoado e acolhido porque se arrependeu
E se converteu ao cristianismo.

HEBREUS:

Esta carta, tudo indica que não foi escrita por Paulo, mas as idéias são suas.
É dirigida aos judeus que receberam o batismo e sofrem por deixar o templo
E a Sinagoga, então Paulo mostra que a nova aliança não só tem tudo o que
O judaísmo poderia oferecer, mas é o cumprimento de tudo o que foi
Prometido na antiga aliança.

Vamos refletir um pequeno trecho da carta de S. Paulo a Timoteo    2 Tm 3, 14-15;
“Tu porem permanece firme naquilo que aprendeste, e aceitaste como certo.
Tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces a sagradas                                 escrituras ela tem o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação                                          pela fé em Jesus Cristo.”

                    AS 7 EPÍSTOLAS (CARTAS) CATÓLICAS :
A palavra Católica quer dizer Universal porque são cartas dirigidas a todos.
Estas cartas traçam linhas mestras para todos os cristãos:

TIAGO:

Escrita por Tiago filho de Alfeu, também conhecido por Irmão do Senhor ou
Tiago Menor.
Foi Bispo em Jerusalém,sua carta tem a espiritualidade do Sermão da montanha
trás conselhos para a vida moral. Recomenda a prática da piedade, da justiça
e da caridade. Insiste também nas boas obras, dizendo:”A fé sem obra é morta



1 PEDRO:

Carta dirigida aos cristãos que sofrem por causa da fé, e lembra a                                        importância da cruz de Cristo.
Fala da alegria dos cristãos e da unidade de todos os batizados em Cristo.
Exorta as pessoas a viverem uma vida de santidade dentro da profissão que
Cada um exerce. Esta carta foi escrita logo após a destruição de Jerusalém
que se deu no ano 70.

2 PEDRO:

Esta carta rejeita as falsas doutrinas pregadas por falsos profetas de vida
Corrupta, é uma exortação à fidelidade a Cristo e ao amor de Deus.
Foi escrita por volta do ano 80.

1 JOÃO:

Carta escrita próximo ao ano 100. Nesta primeira carta João fala que Deus
É amor e luz, por isso o cristão deve comportar-se como filho da luz.
O cristão deve fugir do pecado e obedecer aos preceitos divinos especialmente
Ao da caridade. Se pecar deve confessar os seus pecados.
É uma das mais belas cartas.

2 JOÃO:

é dirigida a uma comunidade da Ásia sob pseudônimo de “Senhora Eleita”.
É uma exortação a caminhar na verdade e no amor.
Faz também um alerta a respeito das pessoas más que tentam espalhar erros
Contra o evangelho.

3 JOÃO:

dirige-se a um certo Gaio a quem elogia suas virtudes e caridade.

Deve ter sido escrita para alguns dos catequistas que       percorria as cidades

Levando-lhe orientação e estímulo.

JUDAS:

Trata-se do irmão de Tiago, que escreveu pelos ano de 65.
Esta carta põe os cristãos em alerta perante falsas doutrinas e falsos mestres.

Vamos meditar nestas palavras (1 Jo 4, 20-21)
Se alguém diz “Eu amo a Deus e no entanto odeia seu irmão,esse tal é mentiroso
Pois quem não ama o irmão a quem vê, não poderá amar a Deus a quem não vê”





                       O APOCALÍPSE OU REVELAÇÃO:

Trata-se de um livro profético, nele Deus revela os seus mistérios sobre a vida e
A salvação. O autor escreve as mensagens de maneira disfarçada, em símbolos
ou figuras. Trata-se de uma mensagem sobrenatural velada, ou seja:
transmitida de maneira misteriosa e simbólica, por causa do clima de perseguição.
A mensagem é dirigida a todos os cristãos que viverem desde o período da
Ascensão do Senhor, até o fim do mundo.
Mas de maneira especial foi escrito para 7 igrejas da Ásia Menor, por volta do                        ano 100 por João Evangelista, que estava exilado na ilha de Patmos.
Naquela época as igreja da Ásia passavam por duras provações, e perseguições
religiosas e muitos estavam com medo e desanimados.
Eles acreditavam que valia a pena o sofrimento porque Cristo iria voltar logo, e
Como estava demorando, foram ficando desanimados com tanto sofrimento
e até quando?
Apocalipse é uma carta de encorajamento que João escreve para que o povo
possa suportar, se fortalecer na fé e acreditar que Cristo jamais falha.
O autor mostra a incompatibilidade entre o bem e o mal, entre o espírito
do evangelho e o espírito do mundo, lembra que apesar da morte e do
sofrimento deve-se continuar crendo e esperando a volta e a recompensa de
Jesus, e colocaram sua esperança no Reino de Deus.
As 7 igrejas são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia,                           Leodicéia. Conf. Ap 1,10.
O apóstolo encoraja os cristãos dessas igrejas mostrando que a salvação se da
em meio ao sofrimento por causa do Evangelho, quem foge dessa realidade da
cruz, vai perder a sua recompensa.