quinta-feira, 18 de julho de 2013

A NOVA E A ANTIGA ALIANÇAS







                        A NOVA E A ANTIGA ALIANÇAS


Não podemos deixar de lado o Antigo Testamento, porque chegou o novo(Jesus), não é como uma roupa que envelheceu e vai ser jogada fora .

A palavra de Deus é tão verdadeira, tanto em um como no outro, mas devemos reconhecer que a antiga aliança esta para a nova como o símbolo e a figura, a planta de uma casa no papel, e a casa pronta.

A Antiga aliança é a promessa; A nova aliança é a realização.

Na Bíblia a palavra Testamento, tem o mesmo sentido que Aliança, podemos dizer tanto novo ou velho testamento como nova ou antiga aliança.

Na verdade toda a Bíblia é gerada em torno de Aliança de Deus com os homens.

Ao fazer estas alianças Deus usou como intermediário os homens, vemos como ex. Noé, Abraão, Moises e outros, contudo a aliança não era com aquelas pessoas mas com todo o povo de Deus.

O que significa “Aliança” Podemos responder que é um pacto muito especial  entre pessoas, que é um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens, e percebemos  que ela é sempre selada com um sinal visível. 

É mais ou menos o que acontece com o casamento ( a verdadeira aliança “união” entre os noivos esta no coração, é compromisso de amor e de fidelidade que fazem entre si para sempre) e para tornar público esse compromisso eles expressão seu amor por palavras e como sinal externo usam no dedo uma aliança.

Assim também acontece com a Aliança entre  Deus e os homens, usamos como exemplo o Dilúvio, após este acontecimento, Noé ofereceu um sacrifício no altar, então Deus disse a Noé e seus filhos:”  Vou fazer uma aliança convosco e com a vossa posteridade .

Ponho o meu arco sobre as nuvens e ele será o sinal da aliança que faço entre mim e a terra.’  (Gn 9,9-13).

Com Abraão a aliança foi feita através de carnes de vítimas (Gn 15, 1-18)

Com Moises a aliança ficou gravada na pedra da lei “Os dez Mandamentos” preceitos escritos por Deus no Monte Sinai.

Moises tomou sangue de animais (bois ) oferecidos em sacrifício e a metade colocou no altar, a outra metade colocou numa bacia, o povo  disse nós seremos obedientes a esta lei,

Moises tomou o sangue da bacia e aspergiu o povo, dizendo: “Eis o sangue da aliança que o Senhor fez conosco, conforme tudo o que foi dito “ ( Ex 24, 7-8).


A NOVA ALIANÇA (OU NOVO TESTAMENTO )                                                           


O NOVO E O ANTIGO TESTAMENTO SE COMPLETAM PARA NOS AJUDAR A RECONHECER EM JESUS O SALVADOR PROMETIDO.

Podemos dizer que o novo testamento não apenas completa o antigo, mas realiza toda a promessa de Deus, a as esperanças dos homens em termos de Salvação.

O próprio Antigo testamento diz :”Dias virão em que porei a minha lei em seus corações e imprimirei em seu espírito (Jr 31, 31-33)

São Paulo afirma que tudo isto se cumpriu em Jesus Cristo (Hb 8, 8-12).

E diz que a nova aliança é maior porque Jesus mesmo é o sinal da aliança de Deus com os homens. (Hb 7,22).

O próprio Jesus disse na ceia da quinta feira santa, tomou o cálice e disse: “Tomai todos e bebei porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados” (Mt 26, 27-28).

A aliança com Jesus, não é feita somente com o povo de Israel, mas é uma aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitarem a proposta da Salvação trazida por Jesus. A nova aliança não é feita simplesmente por Jesus, mas em Jesus.

Nele se reúne dois dados importantes para a nossa fé: A Divindade e a Humanidade em uma só pessoa, por ser Deus e Homem, ele mesmo é a aliança, a ponte entre deus e os homens.

Para ser salvo, basta que o homem aceite Jesus como tal e nele creia.

domingo, 7 de julho de 2013

QUANDO FORAM ESCRITOS OS LIVROS SAGRADOS?

Os livros na Bíblia estão escritos em ordem pedagógica, mais ou menos segundo a ordem dos acontecimentos, aqui vamos ve-los na ordem em que se encontra na Bíblia.
Os estudiosos acham impossível saber com exatidão a data em que fora escritos todos os livros da Bíblia, que também não é tão interessante, mas da para agrupá-los por época em que foram escritos.
Foi observado que alguns fatos acontecidos antes, foi narrado depois até séculos mais tarde.
Vamos dar apenas um exemplo: A narrativa da criação do mundo, que diz, Deus criou o céu a terra
encontra-se no comecinho da Bíblia no entanto foi escrita bem depois que outros livros.

Vamos grupa-los em seis grupos.

1 - Até os reinados de Davi e Salomão (seu filho) reinaram aproximadamente do ano 1000
até o ano 930 AC.
A primeira coisa escrita foi o canto e Debora, no livro dos Juízes(Jz 5)foi próximo do ano 1125 AC
porque fala da batalha de Taanac  que foi neste ano.
A seguir vem a descrição  do Gênesis: Adão e Eva no paraíso, a historia de Noé, dos patriarcas
Abraão, Isaac e Jacó, sua ida para o Egito e o regresso do Povo de Deus para Canaã.

2 - Entre os aos 930 e 586, Surgem os escritos dos profetas, Isaias(cap de 1 a39) século VIII,
Livros d Amós, Oséias, Miquéias, depois surgiram outros, Jeremias, Sofonias, Naum, Habacuc,
também surgiu o livro do Deuteronômio (quer dizer 2° Lei).

3 - Época do Exílio (586-538): Destruição de Jerusalém e do Templo, não houve tempo para
escrever livros, mas mesmo assim muitas coisas foram escritas (salmo 136(137), O Livro de Ezequiel
A   segunda parte do livro de Isaías (cap 40-55), nesta época o povo de Israel reescreve a sua história, como lemos hoje nos livros dos Juízes, Josué, Samuel  e Reis.


4 – Primeira etapa após o Exílio (538-300) : Dessa época São os livros de Ageu e Zacarias, chamado “ Trito Isaías “ que vai do capítulo 56 até o fim, os profetas Malaquias, Jô, Jonas

e cânticos dos cânticos; é ; é completado o livro dos salmos, e o livro dos provérbios foi ampliado, também ficaram prontos os livros de Esdras e Neemias.

Foi observado que nesta época ficaram prontos os 5 livros do Pentateuco como os temos hoje.


5 – Segunda etapa após o exílio (300 – 350)

é época dos Irmãos Macabeus. Também foram escritos: Tobias, Eclesiastes, Eclesiástico

e sabedoria. No último Século antes de Cristo, foram escritos Joel, Daniel, Éster, Judite e os

dois livros de Macabeus. 

6 – NOVO TESTAMENTO: foi escrito após a morte de Jesus, (33 – 100 DC).

Na seqüência da Bíblia vem os quatro evangelhos primeiro, mas sabemos que tivemos outros escritos que foram escritos primeiro, tais como as cartas dos apóstolos às comunidades.  Podemos pensar: como que algumas cartas principalmente de Paulo fala

Do Evangelho se ainda não estava escrito?

Primeiro o evangelho foi anunciado de viva voz, resultando daí as conversões que levaram

Pessoas convertidas do meio das comunidades a redigirem os Evangelhos.

Se o Evangelho fala especialmente de Jesus e é um só, então como que quatro pessoas escreveram ? Ocorre que foram escritos por pessoas de comunidades diferentes, em datas diferentes, a obra de Jesus é tão importante que cada um conta do seu jeito imaginando que

Como catequese, as pessoas entenderiam melhor.

Observamos que Marcos, Mateus e Lucas, tem muitos pontos em comum, mas o mais diferente é o Evangelho de João Evangelista, que foi o último que escreveu próximo do ano 100. Das pessoas que escreveram os Evangelhos, apenas Mateus e João conheceram Jesus, os outros escreveram aquilo que pesquisaram e ouviram dizer, mas todos tem o mesmo valor, como catequese para a nossa vida.

Observação importante: se alguém encontrar uma data ou um autor diferente daquele que aprendeu no passado não fique admirado, “ porque os estudos Bíblicos estão sendo continuamente estudados” As vezes o livro é de autoria de um discípulo, mas coloca-se o nome do apóstolo maior que é o mais conhecido, dando assim mais credibilidade ao livro.

Vamos citar alguns casos para ilustrar o que falamos: A segunda carta de Pedro, foi escrita por um de seus discípulos, os livros segundo e terceiro Isaías que foi escrito  séculos depois.